Fechar

Fale com nossa equipe

BLOG DE NOTÍCIAS

BELEZA

Mito ou verdade: o cabelo fica mais bonito durante a gravidez?

São inúmeras as dúvidas das futuras mamães em relação aos cuidados com os fios durante a gestação. Afinal, grávida pode pintar o cabelo? E fazer escova progressiva? É verdade que o cabelo cai após a gestação? A especialista em Tricologia, Dra. Flávia Freitas, esclarece as principais dúvidas sobre a saúde dos cabelos durante e após uma gravidez:

  1. De que maneira o cabelo muda durante a gravidez?

Devido os hormônios presentes na gravidez, como a progesterona e a prolactina há um prolongamento da fase anágena, fase essa responsável pelo crescimento do cabelo. Sendo assim, o cabelo passa por um período maior de crescimento antes de entrar na fase telógena, fase onde ocorre o desprendimento do fio.  Além disso, o cabelo melhora o brilho e a textura, ficando com aspecto mais volumoso, pesado e saudável durante a gravidez.  Alguns tipos de Alopécia, como a Alopécia Androgenética pode, inclusive, melhorar durante a gravidez.

  1. Quais os riscos de fazer tratamentos químicos nos fios durante a gravidez?

Alguns estudos demonstram risco aumentado de leucemia e neuroblastoma, tipos de câncer que podem estar associados ao uso de químicas durante a gestação. Dessa forma, não existe nenhuma comprovação científica que demonstre segurança para realizar qualquer tratamento químico, como alisamentos e tinturas, durante a gestação.

  1. A coloração com henna é permitida?

A henna natural é permitida. No entanto, é preciso ter cuidado com as hennas sintéticas. Além disso, mesmo as hennas naturais podem causar alergias, por isso é fundamental realizar teste antes do uso.

  1. A fase de amamentação provoca a queda dos fios?

Não, oO que ocorre nessa fase é uma transição dos fios que estavam na fase anágena, ou seja, fase de crescimento dos cabelos durante a gestação, para fase telógena, ocorrendo o desprendimento de grande parte dos cabelos, o que é desesperador para muitas mulheres. A boa notícia é que na maior parte dos casos o quadro é autolimitado, durando alguns meses. Existem tratamentos para melhorar a qualidade e a velocidade do novo cabelo que está sendo reposto.

  1. O estresse pode interferir na saúde dos fios?

Sim, o estresse, ocorrendo na gestação ou não, sempre pode ser um agente deflagrador ou potencializador de alopecia, comprometendo a saúde e a beleza dos cabelos.

  1. Existe algum cuidado especial que pode ajudar no aspecto dos fios durante esta fase?

Sim. Apostar em uma dieta com alimentos ricos em vitaminas e proteínas é importante. Além disso, os complementos vitamínicos usados na gestação, associados ao hábito de vida saudável, contribuem muito para a saúde dos fios. O ideal é consultar um especialista e esclarecer quais são as melhores indicações para você.

Dra. Flávia Freitas | CRM 44304

contato@flaviadefreitas.com.br

Inscreva, para novidades.

Todos os direitos reservados a Pele em Pauta 2018. Desenvolvido por Agência Salt.