Fechar

Fale com nossa equipe

BLOG DE NOTÍCIAS

BELEZA

Pele masculina também exige cuidados e atenção!

Segundo dermatologista, a pele dos homens tem as suas particularidades e por isso exige tratamento diferenciado. 

Sabemos que na maior parte do tempo, as mulheres são as que mais se preocupam com a pele. Entretanto, os homens não ficam muito atrás. Mais vaidosos, eles estão recorrendo mais a especialistas para consultas e realização de procedimentos estéticos. De acordo com a dermatologista Joana Barbosa, a pele dos homens tem as suas particularidades e por isso exige um tratamento diferenciado. “O sexo masculino possui mais glândulas sebáceas, o que torna a pele mais oleosa, principalmente na face. A espessura da pele e a densidade do colágeno também são maiores do que nas mulheres, o que é uma vantagem em termos de envelhecimento, pois a pele masculina tem menor tendência à flacidez do que a pele feminina”.

Além disso, eles também possuem pelos de maior espessura e em maior quantidade que as mulheres, principalmente em face e tórax. “Estes, apesar de proporcionarem uma proteção extra à pele, especialmente na barba, podem causar transtornos por inflamações. Sendo assim, dois cuidados são simples e fundamentais: limpeza e proteção solar. A pele masculina deve ser limpa com água fria e sabonetes indicados, contendo ácido salicílico, ácido glicólico e/ou enxofre. O uso do protetor solar em veículo gel ou gel creme, livres de óleo, diariamente é aconselhável. Hidratantes corporais após o banho são indicados, mas, no rosto, só serão necessários no caso das peles mais ressecadas”, explicou Joana.

Ela ainda lembrou sobre a importância do auto-exame da pele, cabelos e unhas pelo menos uma vez por mês e caso surjam lesões duvidosas, um dermatologista deve ser consultado. A médica listou os principais problemas dermatológicos nos homens. Confira:

  • Acne
  • Pseudofoliculite da barba
  • Rugas
  • Estrias
  • Câncer de pele
  • Suor excessivo
  • Alopécia androgenética (Calvície masculina)
  • Micoses de pele

Novembro Azul

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros ficando atrás do câncer de pele não melanoma. E para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer é realizada a campanha Novembro Azul. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Apesar de mais preocupado com saúde e beleza, o homem ainda é negligente com relação à prevenção no geral. “Clinicamente, os sintomas não se relacionam com a pele, eles se restringem ao trato urinário. Mas, alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e consequentemente atingir a pele na forma de metástase. Por isso, cabe a nós médicos incentivar não só o uso do filtro solar, com os cuidados e atenção básica a saúde da pele e outros órgãos”, disse a especialista.

Fonte: Joana Barbosa, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É diretora da Clínica Dermax, em Belo Horizonte (www.joanabarbosa.com).

Inscreva, para novidades.

Todos os direitos reservados a Pele em Pauta 2018. Desenvolvido por Agência Salt.