Fechar

Fale com nossa equipe

BLOG DE NOTÍCIAS

SAUDE

Você conhece a Psoríase?

Por Dra. Marcela Mattos

 

A psoríase é uma doença dermatológica caracterizada pela presença de lesões espessas, avermelhadas, cobertas por escamas prateadas. Caracteriza-se por ser uma doença inflamatória crônica, geneticamente determinada (possível de ser vista em grupos familiares) de origem imunológica. Ou seja, nossas células de defesa – os linfócitos, por meio de mediadores inflamatórios – desencadeiam a proliferação acelerada da pele, gerando as lesões.

A doença pode surgir igualmente em homens e mulheres de qualquer faixa etária, sendo mais comum em dois picos de idade: no adulto jovem e no idoso. Cerca de 2 a 3% da população mundial tem psoríase.

As lesões dermatológicas podem ser vistas na pele, unhas, couro cabeludo, genitália, axilas, palma e planta de pés. Existem formas disseminadas que acometem toda a superfície corporal e formas atípicas com bolhas de conteúdo purulento.

Apesar de a psoríase ser uma doença dermatológica, existem formas inflamatórias mais extensas que afetam articulações, vasos sanguíneos, coração, fígado e olhos. A importância do diagnóstico e tratamento da psoríase encontra-se na possibilidade de evitar formas mais graves de acometimento sistêmico, com repercussões graves.

O tratamento da psoríase vai depender da extensão e gravidade: podendo ser apenas a hidratação da pele e o uso de pomadas de corticóide. Outra opção é a fototerapia (a psoríase é uma das únicas doenças dermatológicas que melhora com a exposição solar) e comprimidos que reduzem a atividade inflamatória. Mais recentemente, para formas mais graves da doença que têm tratamento difícil, podem ser sugeridos medicamentos biológicos, injetáveis.

O diagnóstico é quase sempre clínico (facilmente identificado por um dermatologista experiente) e, em casos de dúvida, pode ser feita uma biópsia.

Todo dia 29 de outubro, dia Mundial da Psoríase, a Sociedade Brasileira de dermatologia reforça a importância dessa doença junto à população e permite o acesso à informação para aqueles que precisam de mais esclarecimentos.

Dra. Marcela Mattos – CRM/MG: 49.092

Dermatologista e Tricologista.

Inscreva, para novidades.

Todos os direitos reservados a Pele em Pauta 2018. Desenvolvido por Agência Salt.